Primeira coisa: capacete é indispensável, ainda mais para andar nas vias urbanas de trânsito automotivo. Se você cai em um buraco corre o risco de bater com a cabeça no chão e ter um traumatismo craniano grave. Não queremos isso para ninguém.
Luva não é imprescindível mas é uma boa, por dois motivos: primeiro que se você não usar, poderá ficar com a palma da mão ardendo e até com bolhas. Com a luva isso não acontece; segundo, se você cair, irá tentar atenuar a queda com a mão e poderá esfolá-la se estiver sem essa proteção.
Ande sempre pela direita e na mesma mão de direção dos automóveis. Há uma série de razões para não andar na contra-mão e todas visam a sua segurança. Um pedestre que vai atravessar a rua só olha para o lado de onde vêm carros. Um carro que vai entrar em uma rua, também. Ele não espera uma bicicleta vindo na contra-mão. Um carro fazendo uma curva à direita não espera uma bicicleta vindo na direção contrária no lado de dentro da curva. Um motorista que estacionou e vai abrir a porta, só olha no retrovisor para abrir a porta, não olha para a frente. Um carro saindo de uma vaga onde está estacionado, idem.
Além disso, a velocidade em que você se aproxima de um carro é muito maior se você estiver na contra-mão, porque ela é o resultado da soma das velocidades dos dois veículos. Se você está a 20km/h e o carro a 40km/h, você estará se aproximando dele a uma velocidade relativa de 60km/h. O carro vai ter menos tempo pra reagir à sua presença e desviar de você, fora o fato de que uma colisão nessa velocidade faz um bom estrago. Se nesse exemplo você estiver no mesmo sentido do carro, a velocidade relativa entre ambos será de 20km/h: o carro tem mais tempo para desviar e a chance de colisão diminui. E, numa possível colisão, o estrago será menor. Claro que eu espero que ninguém descubra isso na prática, por isso é melhor confiar na física! :)
Outra coisa importante: cuidado com as portas dos carros parados! Muito motorista olha no retrovisor procurando o volume grande de um carro e não vê a magrela bike chegando. Ou olha em um ângulo que faz a bicicleta ficar em um ponto cego. Ou é distraído mesmo! Tem gente que abre a porta com tudo, empurrando com o pé. Por isso fique a uma distância que se algum distraído abrir a porta ele não te derrube. Fique a pelo menos um braço dos carros parados e preste atenção se há pessoas dentro deles. Se o motorista ameaçar abrir a porta, grite "portaaa!", geralmente o motorista percebe e puxa ela de volta.
Não precisa andar com a bike muito colada na direita, em cima da sarjeta, senão os carros vão passar muito rente e você pode desequilibrar e cair só com o susto. Eles são obrigados pelo código de trânsito a passar a 1,5m de você, mas não sabem disso porque não é ensinado na auto-escola. Não precisa também andar no meião da pista, mas ande a pelo menos meio metro da calçada, assim você tem espaço também para desviar de algum buraco sem ter que ir mais para a esquerda. E os carros vão ter que esperar até ter espaço suficiente para te ultrapassar, sem te colocar em risco. E mesmo que te fechem, você ainda tem um respiro para fugir para a direita sem cair na calçada.
Sempre sinalize para os motoristas o que vai fazer, com sinais de mão. Peça passagem, dê passagem, sinalize que o motorista pode passar quando você parar para esperar ele, avise quando você for precisar entrar na frente dele por causa de um carro parado e espere para ver se ele vai parar mesmo. Agradeça se ele parar ou te der passagem. Respeite e será respeitado.
Um ciclista educado é melhor recebido pelos motoristas. Motoristas são bem suscetíveis a abordagens educadas. Quantas vezes já não vimos um motorista, que está se posicionando para não deixar outro entrar na frente dele, ceder quando o primeiro faz um simples sinal com a mão? Pois esse sinalzinho de mão, acompanhado de um sorriso e seguido de um sinal de agradecimento, faz milagres... Muitos que estiverem te vendo como "um folgado ocupando a rua" vão pensar "pô, pelo menos o cara é educado". Já é alguma coisa e pode ser a diferença entre uma situação de risco ou não. E esses motoristas passarão a tratar melhor o próximo ciclista que eles virem. Ou seja, com boas maneiras no trânsito você acaba ajudando a todos nós.
Um ciclista com roupa de ciclismo, capacete, óculos e luvas é muitas vezes interpretado pelos carros como um atleta em treinamento ou alguém que sabe o que está fazendo. Alguém que não vai desviar pro meio da rua sem olhar, alguém que não vai ralar o guidão na porta do motorista no sinal fechado e não vai ficar fazendo hora na frente dele se isso não for necessário. Ciclistas "fantasiados" são mais respeitados pelos motoristas.
Tente evitar grandes avenidas. Em horários de pico, fica difícil trafegar em qualquer grande avenida, porque tem pouco espaço para os carros e fica difícil passar até de bike.
Calçada é para pedestres. Se precisar passar pela calçada ou atravessar na faixa de pedestres, o código de trânsito manda desmontar da bicicleta, como os motociclistas (conscientes) fazem (art.68, §1º). E essa lei não é apenas uma regra arbitrária feita por quem nunca andou de bicicleta, há motivos suficientes para não andar na calçada com a bicicleta. Os pedestres que estão de costas para você podem dar um passo para o lado sem te ver chegando. Um carro pode sair de dentro de uma garagem de prédio e te acertar em cheio, ou aparecer na sua frente de um modo que você não consiga desviar. E o errado (e machucado) vai ser você...
Idosos morrem de medo de bicicleta na calçada, porque eles têm um compreensível medo de se machucar, sobretudo aqueles que estão em uma idade em que um osso quebrado pode ser impossível de ser consertado. Se você passar com a bicicleta na calçada perto deles, eles vão te xingar e estarão com toda a razão. Comparativamente, é o mesmo que um caminhão vir na sua direção e desviar na última hora. Eles podem cair só com o susto de ver a bicicleta chegando.
Quer mais um bom motivo para não andar na calçada? Uma criança pode aparecer correndo de dentro de alguma casa. Já pensou ter na consciência o atropelamento de uma criança de três anos? Melhor não correr esse risco. Fique sempre na rua. Se quiser passar pela calçada, desmonte e vire pedestre.
Cuidado nos cruzamentos. Não passe sinal vermelho com a bike, porque um carro pode vir rápido para aproveitar o sinal amarelo e você errar o pé no pedal na hora que precisar fugir dele com pressa. Ou pode aparecer um pedestre atravessando a rua correndo, olhando só para o lado de onde ele espera vir o perigo.
Em faixas exclusivas para ônibus, alguns não são muito pacientes com ciclistas, porque têm que sair da pista exclusiva para te ultrapassar e quando o tráfego está intenso isso é meio complicado para eles. Quando o trânsito aperta, os carros não costumam dar espaço para um ônibus que quer sair da faixa exclusiva, então só lhes resta te apertar. Se o trânsito estiver pesado e o fluxo estiver lento-quase-parado, é melhor tentar trafegar pela pista da esquerda (desde que seja uma via de mão única, claro). O código de trânsito dá respaldo a essa atitude.
Em esquinas onde muitos carros viram à direita, tome cuidado adicional. De vez em quando um carro que está na segunda pista vira rápido na rua porque lembrou disso na última hora, ou porque não deixaram ele mudar de pista. Quando ele calcula rapidamente se vai dar tempo, ele analisa só os carros que estão vindo. E se um carro der passagem para ele, ele entra. Mesmo que tenha te visto chegando, pensa que "bicicleta anda devagar, dá tempo". E entra. Às vezes o cara da primeira pista mesmo, que está do seu lado, pensa isso. Por isso, quando você vir que muita gente vira ali à direita, sinalize com a mão que você vai seguir reto, ou peça passagem com a mão. Sempre com a mão esquerda, que é aquela que os carros vêem.
Sempre perceba o que os carros vão fazer ou podem vir a fazer na sua frente. Olhe para trás para ver se não está chegando um maluco voando para entrar na rua que está 5 metros à sua frente. Sinalize para que os carros possam antecipar o que você vai fazer. Não fique fazendo zigue-zague, não entre sem olhar numa avenida, não mude de pista sem avisar, mesmo que o motorista esteja lá atrás. Do mesmo modo que ele pode calcular mal sua trajetória e achar que vai dar tempo de passar na sua frente, você pode se enganar ao achar que vai dar tempo de mudar de pista. Se você sinalizar, o carro diminui. Veja e seja visto.
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