“Existe um quadro ideal para cada tipo de pessoa. Uma medida desproporcional, além de prejudicar a estabilidade, pode provocar dores e problemas na coluna ao pedalar”, explicou Marques Caldeira Santos, consultor técnico da Bike Mania.
Para saber o tamanho ideal do quadro, um atleta não deve levar em consideração a sua estatura, pois o tamanho das pernas, braço e tronco variam de uma pessoa para outra, mas sim a altura de seu cavalo, que é a distância entre o calcanhar e a zona do períneo, região que fica em contato com o selim da bicicleta durante a pedalada.
Speed
Existem inúmeras fórmulas para determinar o tamanho ideal do quadro de uma bicicleta de estrada, e a mais utilizada é a criada pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi, que diz que a altura do cavalo multiplicada por
Porém, é importante ficar atento, pois alguns fabricantes não produzem numeração de quadro impar. Nestes casos, deve-se optar por um número abaixo ou acima do determinado pelo resultado da fórmula, sempre de acordo com seu objetivo. Vale lembrar que uma bike menor é mais ágil para fazer manobras, enquanto uma maior é mais estável e confortável. Além disso, também é importante saber que não existe nada melhor do que pedalar para descobrir realmente qual é o tamanho ideal do quadro.
“Usei a bicicleta de alguns amigos durante um tempo antes de comprar a minha. Depois de provar várias, escolhi uma igual a que me senti melhor e mais confortável. Acho que não existe nada mais apropriado do que a experiência prática para saber exatamente qual é o tamanho certo de uma bicicleta para cada pessoa”, disse Renato Camargo, 43, arquiteto.
Mountain bike
A regra utilizada para determinar o tamanho correto do quadro de uma bike speed não se aplica às de MTB, pois, como a modalidade foi criada nos Estados Unidos, a maioria dos fabricantes adota a numeração em polegadas - unidade de medida padrão no país. Além disso, o quadro de uma mountain bike deve ser menor, para permitir maior agilidade nas trilhas.
A fórmula, neste caso, também é bastante simples. Basta saber a medida de seu cavalo, transformá-la de centímetros para polegadas e depois subritair 14. O resultado será o tamanho apropriado do quadro. Se utilizarmos mais uma vez como exemplo um cavalo de
Novas tendências
Muitos fabricantes já disponibilizaram no mercado bicicletas com o tamanho P, M, G e GG (como nas roupas), e a tendência é que os quadros diminuam cada vez mais, para reduzir o peso do conjunto. Assim, as mesas e os canotes dos selins devem aumentar para permitir um maior ajuste ao corpo dos ciclistas. Além disso, alguns modelos, principalmente os nacionais, possuem tamanho único, o que torna ainda mais importante “experimentar” o equipamento antes de adquiri-lo. Caso não se sinta seguro na hora da compra, procure um profissional especializado, ou tente consultar mais de uma loja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário