NOSSA CIDADE

CONHEÇA NOSSA CIDADE PAU DOS FERRO-RN:

PRAÇA DA MATRIZ


AV: INDEPENDÊNCIA


TERMINAL TURÍSTICO BARRA VENTO


TERMINAL TURÍSTICO BARRA VENTO


BARRAGEM SANGRANDO


PRAÇA DE EVENTOS

PREFEITURA MUNICIPAL

IFRN
ESTÁDIO 9 DE JANEIRO

UERN

RÁDIO CULTURA DO OESTE

CORPO DE BOMBEIROS

 
7° BPM

4° DPRE


IGREJA MATRIZ

CAMPO DE AVIAÇÃO
BANDEIRA DO MUNICÍPIO

Pau dos Ferros é um município brasileiro localizado na região oeste do estado do Rio Grande do Norte, Brasil, na microrregião de Pau dos Ferros, na Mesorregião do Oeste Potiguar e no Pólo Serrano. De acordo com o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população é de 27,733 habitantes, sendo o 18º município mais populoso do estado, embora, pela cidade, passem por dia cerca de 1,2 milhões de pessoas. Área territorial de 260 km².Fica a 400 km da capital do estado Natal.
O nome Pau dos Ferros vem de uma árvore, mais precisamente de marcas fixadas com ferro em brasa numa oiticica muito frondosa que, pela sua grande dimensão, oferecia uma farta sombra e conseqüentemente um excelente local para o repouso dos vaqueiros, quando chegavam cansados do difícil trabalho.
Exatamente por ser um costumeiro local de parada, os vaqueiros decidiram gravar no tronco da grande árvore, com ferro em brasa, as marcas de seus patrões, com a finalidade de que todos passassem a conhecer os carimbos, uns dos outros, para poderem identificar as reses perdidas nos pastos e fazê-las retornarem ao seu dono. A majestosa árvore ficou cheia de marcas de gado, cada vez mais procurada pelos vaqueiros, cada vez mais famosa, e tornou-se o início de uma era, início de uma comunidade.
O povoado cresceu rapidamente, favorecido por sua estratégica localização no centro da região oeste e pelo desenvolvimento de sua pecuária e de sua agricultura.
Em 1841, começava uma série de tentativas para fazer de Pau dos Ferros um município. Era uma luta que unia todo o povo e estendeu-se por vários anos.
A Resolução Provincial nº 344, de 4 de setembro de 1856, tornou Pau dos Ferros município, desmembrado de Portalegre.
PAU DOS FERROS-RN NO MAPA